WARFRAME | Novas naves do jogo são movidas por portais na expansão “Empyrean”
Adicionar naves espaciais totalmente tripuladas e combate espacial a um jogo online gigantesco como Warframe é uma feitiçaria de desenvolvimento de jogos capaz de deixar qualquer reles mortal com dor de cabeça.
“Empyrean”, próxima atualização do jogo, incluirá um combate espacial que permitirá aos jogadores fazerem coisas como correr dentro de sua nave enquanto outra pessoa estiver pilotando e até mesmo pular e roubar os hot rods intergalácticos de outros jogadores. É uma adição ambiciosa a um jogo que começou como PVE cooperativo de tiro estrelado por ninjas espaciais que, sim, conseguiam feitos acrobáticos impressionantes, mas que não podiam saltar para o espaço e voar como Gundams.
Enquanto outros jogos espaciais como Elite Dangerous e (especialmente) Star Citizen fetichizam sofisticadas, mas muitas vezes impraticáveis, simulações do espaço sideral, a solução do Warframe para essa questão está enraizada em alguns truques técnicos absolutamente selvagens.
Em uma brilhante entrevista para o site Kotaku, o PC Gamer Steve Sinclair, diretor de Warframe, explicou que queria ter esses recursos desde o início, quando imaginou o game há uma década, mas as limitações técnicas tornaram esses feitos inviáveis.
Teria sido um incômodo enorme ter um motor de física que, entre jogadores fazendo suas próprias coisas e navios voando pelo espaço a velocidades absurdas, seria responsável por tantas partes móveis. Para realizar a visão de Sinclair, os jogadores precisavam ser capazes de explorar livremente dentro da nave sem quicar como pipoca toda vez que a nave apresentasse algum tipo de aceleração enquanto se arremessava pelo espaço. Em última análise, a ideia acabou vítima da equipe de edição [corta!].
Agora, anos depois, o objetivo “impossível”do diretor está prestes a chegar até os players, graças à “tecnologia de portais”. As naves em que os jogadores estão, explicou Sinclair, não se movem realmente. Em vez disso, eles existem em seu próprio “pequeno nível” mais para o lado e são anexados a modelos de naves separados em um espaço separado de 32 quilômetros quadrados, onde todo mundo está explodindo uns aos outros com lasers e gritos em meio aos asteróides.
Ou seja: você não está realmente dentro da nave que está pilotando, mas em uma pequena caixa, como crianças imaginando que são capitães espaciais. A diferença entre você e essas crianças é que você tem uma janela de portal para o universo em que está jogando.
A “Renderização de portal”, como é chamada, funciona de forma semelhante aos portais dos jogos “Portal” (famosa franquia da Valve), criando uma janela anexada a outro local em um espaço 3D e apresentando uma visão de uma perspectiva totalmente diferente. É assim que você verá o mapa espacial de Warframe enquanto estiver inteiramente fora dele: seu cockpit é, basicamente, apenas um grande portal. As naves, para ser claro, não se movem.
“Elas são fixas no espaço e estamos apenas mudando a perspectiva do cenário”, disse Sinclair. O jogo ainda tem que levar em conta os jogadores que saltam para o espaço e voam ao redor das naves. Isso ocorre em uma área isolada do mapa.
No Twitter, o diretor postou um diagrama de tudo isso e você pode dar uma olhada, se quiser compreender melhor e/ou se confundir ainda mais.
'Trick' of our space battles is an ancient rendering technique twisted. You see your ship interior but windows are a portal attached to the RailJack entity itself in the combat zone which itself looks into the art space 'skybox'. Board the Obelisk, you see space from its entity. pic.twitter.com/4LRkdJBdYj
— Steve Sinclair (@sj_sinclair) July 8, 2018
Existe uma percepção comum e incorreta de que os desenvolvedores de jogos são “preguiçosos” quando são, na verdade, magos insanos e milagrosos que entortam as regras do tempo e do espaço apenas para que as pessoas possam correr dentro de suas espaçonaves de brinquedo. [é muito amor por essa galera!]
Confira o trailer de demonstração de Warframe Empyrean!