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TRIVIUM @ METAL WEEK | Após 10 anos, banda retorna ao Brasil e surpreende fãs; confira!

Com o Knotfest batendo à porta, São Paulo contou com a Metal Week, semana que muitas atrações do festival se apresentaram em shows solos, entre elas Trivium, Judas Priest, Pantera, Bring Me The Horizon, Slipknot e Vended. 

Resenha por: Paula Quissack

Na noite de 14 de dezembro, o Trivium deu o kick start se apresentando no Cine Joia. Ao chegar no local, por volta das 20h, já havia uma fila de 60m para a abertura dos portões às 21h.

Ao entrar no Cine Joia, percebo que sua estética externa não chama atenção. Já passei dezenas de vezes na Liberdade mas nunca o tinha visto. Quando entrei, me deparei com um hall e depois uma pequena pista, camarotes e um pequeno palco. A decoração era bonita, toda neon. O que mais gostei foi que o chão era inclinado e quanto mais distante do palco, mais alto você ficava. É ótimo, pois de qualquer lugar da casa tem-se uma boa visão. Acima, havia camarotes que não foram disponibilizados para venda, mas foram abertos e o público teve acesso para assistir o show lá e desafogar a pista. A acústica era excelente! Senti até que a produção deu uma arrumada no som, pois estava bem alto.

Às 21h58, a banda sobe ao palco, deixando o público alucinado! Acertaram em cheio com as músicas “What the Dead Man Says˜, “Down From the Sky” e “The Sin and The Sentence“. Em todos os momentos, a banda clamava por energia do público, seja ela cantando, levantando os pulsos, pulando ou batendo cabeça. Uma presença de palco incrível! Ao anúncio de “Until The World Goes Cold”, a plateia grita e ao decorrer da música, um coro vindo de todos os lados da casa abraça a canção. 

Passado o momento animado do show, começa a trinca “A Gunshot to the Head of Trepidation” que levou os fãs “raiz” à loucura! Para a introdução de “Forsake Not the Dream“, o vocalista Matt Heafy reforçou seu amor pelo Brasil. O mesmo disse como sua vida mudou há dez anos, quando visitou o país pela primeira vez, ao ter contato com a cultura brasileira.  Heafy explicou que provar a culinária local o fez querer viver como brasileiros vivem. Então, introduziu em sua vida o Jiu Jitsu brasileiro e fez questão de falar que seu professor era de Curitiba. Disse também, que a canção “Forsake Not The Dream” foi muito pedida pelos brasileiros, então a tocaria em dedicatória aos fãs. 

A música “The Shadow Of The Abattoir” deu uma acalmada nos ânimos. Heafy pediu para que os fãs levantassem suas lanternas de celulares durante a balada. 

A banda sai do palco e “X” começa a tocar. Eles voltam e já emendam “In The Court of The Dragon” que fez o público cantar bastante!  Em seguida, tocam “Catastrophist” e “To The Rats” para a alegria de todos presentes. Matt pediu para que circle pits fossem formados durante as performances e os fãs atenderam ao pedido. 

Com o  anúncio de “The Heart From Your Hate“, a plateia ovacionou instantaneamente. O público cantou o hit palavra por palavra. Foi um momento muito bonito, com os fãs junto a banda e o palco com luzes vermelhas. Não bastasse esse momento, a banda emenda “Strife “e causa euforia. No refrão, Heafy não cantou e deixou que só a plateia cantasse. Na minha opinião, foi o momento mais especial do show. Do começo ao fim, foi muito bonito de ver.

Não podemos esquecer que o Trivium atendeu os inúmeros pedidos feitos em suas redes sociais e incluiu “Shogun” no setlist. No momento que a música começou, pareceu que o Cine Jóia iria vir abaixo com tamanha euforia dos presentes. Todos cantaram a plenos pulmões do início ao fim e parecia que ali o show poderia acabar porque todos estavam com cara de pura satisfação.

Mais uma vez, a banda pede que circle pits fossem formados durante a performance da próxima música “Pull Harder on the Strings of Your Martyr“. Depois, o palco fica todo escuro enquanto toca “Capsizing The Sea” já preparando para a próxima música: “In Waves“.

Mesmo sabendo já ser o final, o público não desanima e canta, faz headbang e sobem pulsos junto com a banda. Ao terminar seu set, Trivium agradece a presença de todos, distribui baquetas e palhetas, tiram fotos com a bandeira do Brasil e se despedem dos fãs.

O Cine Joia, uma casa com capacidade para 1500 pessoas, não lotou nesta noite. Uma pena, uma pena mesmo. Me pergunto “onde estão os fãs do Trivium”? Achei um milagre esse show solo acontecer e ainda bem que aconteceu! Mesmo com uma casa pequena, a energia da banda foi do tamanho de um Allianz. Era tão grande que não cabia no palco, na pista, no camarote, nem na Liberdade. O Trivium anima todos em sua volta, empolga todos os fãs cansados (show aconteceu em dia útil) e faz lembrar que existe gente querendo fazer música de boa qualidade e não tem medo de lutar por isso. Eu torço muito para que futuramente a banda retorne para um show o sold out no Maracanã. Trivium prometeu absolutamente nada e entregou absolutamente tudo. 

Vida longa ao Trivium! 


Review – English Version

With Knotfest knocking just around the corner, São Paulo had Metal Week, a week in which many festival attractions performed in solo shows, including Trivium, Judas Priest, Pantera, Bring Me The Horizon and Vended.

On the evening of December 14th, Trivium kick-started  by performing at Cine Joia. Upon arriving at the venue, around 8pm, there was already a 60m queue for the gates to open at 9pm.

Upon entering Cine Joia, I realize that its external appearance does not call any attention. I’ve been to Liberdade dozens of times but I’ve never seen it. When I entered, I came across a hall and then a small main floor, boxes and a small stage. The decor was pretty, all neon. What I liked the most was that the floor was inclined and the farther from the stage, the higher you were. It’s great because you have a good view from anywhere in the house. Above, there were cabins that were not available for sale, but they were open and the public had access to watch the show there and unburden the floor. The acoustics were excellent! I even felt that the production tidied up the sound, because it even got a little loud.

At 9:58 pm, the band takes the stage, leaving the audience hallucinated! They nailed it with the songs “What the Dead Man Says”, “Down From the Sky” and “The Sin and The Sentence” At all times, the band called for energy from the audience, whether it was singing, pumping their fists, jumping or headbanging. Incredible stage presence! At the announcement of “Until The World Goes Cold”, the audience screams and during the song, a choir coming from all sides of the house embraces the song.

After the lively moment of the show,  “A Gunshot to the Head of Trepidation” begins and it drove the fans crazy! For the intro to “Forsake Not the Dream”, frontman Matt Heafy reinforced his love for Brazil. He said how his life changed ten years ago, when he visited the country for the first time, when he came into contact with Brazilian culture. Heafy explained that tasting the local cuisine made him want to live the way Brazilians do. So, he introduced Brazilian Jiu Jitsu into his life and proudly told that  his teacher was from Curitiba. He said that the song “Forsake Not The Dream” was requested a lot by Brazilians, so he would play it in dedication to the fans.

The song “The Shadow Of The Abattoir” calmed the spirits. Heafy asked fans to turn on their cellphone flashlights during the ballad.

The band leaves the stage and “X” begins to play. They came back and played “In The Court of The Dragon” which made the audience sing a lot! Then they played “Catastrophist” and “To The Rats” to the delight of everyone present. Matt asked for circle pits to be formed during the performances and the fans complied.

With the announcement of “The Heart From Your Hate”, the audience instantly broke into an ovation. The audience sang the hit word by word. It was a very beautiful moment, with the fans together with the band and the stage with red lights. If that wasn’t enough, the band adds “Strife” and causes euphoria. In the chorus, Heafy did not sing and let only the audience sing. In my opinion, it was the most special moment of the show. From beginning to end it was very beautiful to see.

Once again, the band requests that circle pits be formed during the performance of the next song “Pull Harder on the Strings of Your Martyr”. Afterwards, the stage goes completely dark while playing “Capsizing The Sea” , already preparing for the next song: “In Waves”.

Even though it’s already the end, the audience doesn’t get discouraged and sings, headbangs and raises pulses along with the band. At the end of their set, Trivium thanks everyone for coming, hands out drumsticks and guitar picks, takes pictures with the Brazilian flag and says goodbye to the fans.

Cine Joia, a house with capacity for 1500 people, was not crowded that night. A pity, a pity indeed. I wonder “where are the Trivium fans”? I thought it was a miracle that this solo show happened and I’m glad it did! Even with a small house, the band’s energy was the size of an Allianz Park. It was so big that it didn’t fit on the stage, on the floor, in the box, or in Liberdade. Trivium cheers up everyone around them, excites all the tired fans (the show took place on a weekday) and reminds us that there are people who want to make good quality music and aren’t afraid to fight for it. I really hope that in the future, I won’t be covering just Cine Joia, but a sold out at Maracanã. Trivium promised absolutely nothing and delivered absolutely everything.

Long live the Trivium!


Fotos por Thammy Sartori:

5 comentários sobre “TRIVIUM @ METAL WEEK | Após 10 anos, banda retorna ao Brasil e surpreende fãs; confira!

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