CulturaCuriosidadesNotícias

MASP | Cartão postal de São Paulo comemora 50 anos

O prédio do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), o primeiro museu moderno do Brasil e um dos principais cartões postais da cidade, comemora 50 anos de existência hoje (7).

Projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, mesmo depois de meio século, a construção ainda impressiona e continua tão bonita quanto no dia em que foi visitada pela rainha da Inglaterra, em 1968.

 

O MASP

 

 

Fundado em 1947, o museu funcionou em outro local até ser transferido para seu endereço definitivo na Avenida Paulista.

O MASP é fruto do sonho visionário de Assis Chateaubriand e do expositor e colecionador italiano Pietro Maria Bardi, tanto que foi na prancheta – e imaginação – da talentosa arquiteta e companheira de Bardi, Lina, que surgiu o projeto revolucionário de suspender toda a estrutura que receberia a coleção de arte mais importante de todo o hemisfério sul sobre um vão livre.

 

 

Foi também de Lina a criação dos famosos cavaletes de vidro onde flutua parte do acervo de mais de 10 mil obras. O modelo de exibição é único no mundo.

“Os cavaletes possibilitam você entrar como um labirinto, colocando várias fases, vários períodos da história da arte em contato, como uma colagem mesmo de uma enciclopédia, de um álbum de figurinhas ali no espaço, isso flutuando sobre a cidade porque tem janela dos dois lados”, disse o antropólogo Guilherme Giufrida.

 

 

A MAIS IMPORTANTE COLEÇÃO DE ARTE EM EXIBIÇÃO ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR

 

A qualidade do acervo do MASP impressiona. São obras de todas as escolas de arte, muitas nacionalistas, de grande parte dos principais pintores da história, entre eles: Perre-Auguste Renoir, Vincent Van Gogh, Diego Velázquez, Amedeo Modigliani, Claude Monet, Edgar Degas, Toulouse-Lautrec, Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti e Anita Malfatti.

 

Mais que respeito, devemos ao MASP uma visita!

 

Saiba mais sobre o MASP, exposições, acervo e como contribuir através do site: https://masp.org.br/

 

Aida Mori

It’s me, Mori_A! Colunista de um pouco de tudo. Apaixonada por música, literatura, videogames, cinema e gatos. Provavelmente velha demais pra essa maluquice. Escorpiana, paulista, millenial, nerd, taróloga, mãe de gatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.