JogosLançamentosNotícias

SUPER SMASH BROS. ULTIMATE | Nintendo removerá conteúdo racista do jogo

Nos materiais de pré-lançamento de Super Smash Bros. Ultimate, com lançamento previsto para 7 de dezembro, o personagem Mr. Game & Watch usa imagens racistas de índios nativos norte americanos durante um de seus ataques. A Nintendo agora afirma que planeja remover as imagens do jogo e pediu desculpas aos fãs, afirmando que a caricatura não representa os valores da empresa.

Vários fãs notaram a nova animação de ataque do personagem durante uma live da Treehouse, que foi ao ar na última quinta-feira (1). Durante o ataque, Mr. Game & Watch, personagem que normalmente aparece representado apenas por uma silhueta preta, aparece segurando uma tocha e rangendo os dentes, com uma pena presa atrás da cabeça.

 

Screenshot da animação criticada de Mr. Game & Watch em Super Smash Bros. Ultimate

É uma referência ao jogo original do personagem, Fire Attack, lançado em 1982. Nele, jogadores ajudam um cowboy a impedir que seu forte seja incendiado por nativos americanos. A caricatura racista deu origem a debates em fóruns como o ResetEra e o canal do jogo no Reddit.

Veja o vídeo do gameplay do jogo, contendo as animações que serão removidas:

 

A empresa deixou claro que concorda que essa é uma descrição ofensiva e fez um pronunciamento oficial a respeito:

“A Nintendo planeja distribuir um update de Super Smash Bros. Ultimate em que a pena, na silhueta de Mr. Game & Watch terá sido removida. O jogo original, em que a imagem desse personagem se baseia, foi lançado há mais de três décadas, e não representa os valores atuais de nossa empresa. Pedimos sinceras desculpas por essa questão não ter sido percebida no nosso material de marketing e continuamos a trabalhando para fazer de Super Smash Bros. Ultimate uma experiência ao mesmo tempo acolhedora e divertida para todos.”

Apesar dessas palavras, a Nintendo não chegou a responder diretamente aos pedidos de esclarecimentos sobre o motivo da caricatura ter sido incluída no jogo, pra começar, já que Mr. Game & Watch não executava esse movimento nos jogos anteriores da franquia Smash e ele [o movimento] havia sido removido de Fire Attack quando o jogo foi disponibilizado para o Game Boy Advance, em 2002, como parte da Game & Watch Gallery 4. Nessa versão, os personagens nativos americanos foram substituídos por bandidos.

Críticas contra representações racistas de nativos americanos sempre ficaram em segundo plano quando comparadas a outras manifestações de racismo e, mais recentemente, também sexismo, mas é um assunto que, finalmente, está ganhando notoriedade. O Cleveland Indians, time de baseball da Major League, anunciou este ano que imagens de seu mascote – racista – Chief Wahoo seriam removidas dos uniformes da equipe a partir de 2019 (apesar de continuarem presentes em artigos relacionados ao time).

 

SOBRE O JOGO

 

 

O Super Smash Bros. Ultimate é o mais recente anúncio da Nintendo para a franquia Smash.

Trata-se de um jogo não tradicional de luta, em que os jogadores usam seus ataques para enfraquecer os oponentes e derrubá-los para fora da arena. O jogo conta com a participação de personagens de diferentes títulos da empresa e também de subsidiárias, e deve contar com todo o elenco de Super Smash Bros. original, incluindo personagens lançados em DLCs posteriores, assim como alguns inéditos. No total, serão 66 personagens jogáveis [o maior número desde o lançamento da série].

O jogo será compatível com o controle do GameCube através do adaptador do console para Wii U. A Nintendo também lançará um controle de GameCube promocional para o Super Smash Bros. Ultimate exibindo o logotipo da série. Apesar disso, o adaptador para Wii U ainda será necessário para que o controle funcione. Colecionadores de figuras amiibo poderão utilizá-las para dar habilidades únicas aos lutadores.

Além de fases já presentes em jogos anteriores da franquia, a nova edição apresentará suas próprias fases exclusivas.

Aida Mori

It’s me, Mori_A! Colunista de um pouco de tudo. Apaixonada por música, literatura, videogames, cinema e gatos. Provavelmente velha demais pra essa maluquice. Escorpiana, paulista, millenial, nerd, taróloga, mãe de gatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.