STADIA | Google promete Revolucionar o mercado de Games
Google anuncia sua entrada no mercado de games com o Stadia, um serviço revolucionário que permitirá acesso completo a jogos, por meio de streaming, em qualquer tela – PC, TV, smartphone, tablet, etc.
O anuncio foi feito na última terça-feira (19), na GDC (Game Developers Conference) em São Francisco.
A proposta do Stadia é oferecer um serviço que permitirá que pessoas tenham acessibilidade sem precedentes a games, desde os mais simples até os mais complexos, independente da plataforma e das exigências de hardware: basta selecionar um título disponível na lista e clicar em “jogar agora” para começar a jogar em até 5 segundos.
Como se trata de um serviço de streaming, todo o processamento e renderização dos jogos será feito pelos servidores da Google, ao invés do seu aparelho, o que significa que não será necessário investir em consoles, processadores, placas de vídeo ou memória para ser capaz de rodar até mesmo os melhores jogos no Stadia, assim como não será necessário comprar ou baixar os jogos.
Vale lembrar, no entanto, que assim como com todo serviço de streaming, o jogador não será dono de nenhum dos jogos aos quais ele terá acesso, portanto, para aqueles que gostam de colecionar ou simplesmente preferem ter o jogo para si, talvez essa não seja a solução ideal.
Um outro aspecto interessante anunciado pela Google é que o serviço será totalmente integrado ao YouTube, então se você estiver assistindo ao vídeo de um jogo, poderá clicar em um botão para rapidamente começar a jogar aquele jogo você mesmo.
Este conceito de streaming de jogos não é exatamente uma novidade. Anteriormente, outras propostas foram apresentadas, como, por exemplo, a OnLive em 2010, porém falharam por causa de problemas relacionados a latência e “lag” – enquanto um leve atraso na transmissão não é tão significativo para streaming de vídeos e filmes, games exigem responsividade instantânea quando um botão é pressionado, e até um leve atraso pode tornar a experiência desagradável. A enorme infraestrutura de servidores da Google deverá mitigar este problema, permitindo uma experiência equivalente a de um console, em resolução 4k e a 60 fps.
A empresa ainda não anunciou valores, mas é provável que seja por assinatura, como outros serviços similares.
O Stadia está previsto para ser lançado ainda em 2019 nos EUA, Canadá, Reino Unido e na “maior parte da Europa”.