JogosResenhas

[Resenha] KATANA ZERO | Ação e história viciantes em 2D

Se você está procurando um jogo para ganhar seu coração e desafiar seus dedos, confira Katana Zero

Lançado pela Askiisoft em 18 de abril de 2019 para PC Nintendo SwitchKatana Zero é um jogo de plataforma de ação com um estilo de arte que rapidamente chama a atenção, cheio de um brilho neo-noir que se espalha por uma simples paisagem urbana em 2D.


PERSONAGEM

O jogo coloca você no papel de um lendário assassino conhecido como The Dragon, que age sob as ordens de seus misteriosos empregadores. São esses benfeitores que enchem o personagem com uma droga especial chamada Chronos, que permite ao usuário alterar o tempo como uma forma de evitar a morte.

The Dragon também tem uma vida pessoal surpreendentemente envolvente, onde o jogador tem a opção (usando um sistema de conversação baseado em decisões) de fazer amizade com um jovem solitário em seu complexo de apartamentos de baixa renda.

Se você estiver interessado apenas em ação, poderá escolher uma saída rápida para cada conversa mas, se está ansioso para aproveitar o aspecto emocional do jogo, pode se engajar também nesse outro nível. [encorajamos você a mergulhar neste elemento opcional porque é onde o jogo realmente mostra seu brilho].

Essas facetas do jogo combinam muito bem, criando um sentimento cíclico que torna a experiência mais parecida com a vida real do que uma série de atos aleatórios de violência.

Primeiro, você recebe uma tarefa e conversa com um personagem terapeuta que distribui o Chronos. Então, aceita a missão, lutando de todas as formas possíveis para concluir o trabalho. Finalmente, volta para casa, conversa com seu vizinho e toma um chá. Você então adormece e tem um pesadelo antes de acordar e passar pela mesma rotina novamente. É mundano o suficiente para se sentir humano, mas não é chato o suficiente para fazer você desanimar do jogo.


JOGABILIDADE

O núcleo do jogo, onde a maior parte das ações acontece, está nos próprios assassinatos. O jogador tem um controle para pausar o tempo (usando suas habilidades de Chronos) e outro para rolar no chão. Essas opções ajudam a escapar dos inimigos, mas é necessário pensar muito taticamente para eliminá-los antes que suas habilidades de controle do tempo acabem.

As missões são bastante variadas, de uma prisão salpicada de sangue a uma boate movimentada, a última das quais permite que você se esconda entre os as pessoas para evitar ser visto pela segurança.

Algumas partes do jogo misturam o estilo da jogabilidade significativamente, fornecendo um personagem diferente para controlar (com habilidades ligeiramente diferentes) ou movendo a ação para uma corrida de motos. Para uma produção de um desenvolvedor tão pequeno, Katana Zero tem uma profundidade impressionante.


CONCLUSÃO

Batalhar o seu caminho em cada nível é uma experiência bastante agradável, e é particularmente recompensador quando você encontra a combinação exata de ações que permitirá que você execute o trabalho. Por exemplo: você pode precisar derrubar uma porta, pausar o tempo e depois jogar uma garrafa em alguém para evitar ser morto. Basta um momento mal avaliado, dando a um inimigo a oportunidade de um único ataque, e seu personagem morre.

Sabendo o quanto você vai se divertir completando perfeitamente cada área, o jogo até exibe uma reprodução com qualidade de VHS toda vez que você limpa uma sala. Tentar conseguir o melhor resultado possível cada área pode se tornar um vício.

Katana Zero é muito bonito, bem produzido e com uma personalidade forte que falta à maior parte dos novos jogos. Vale a pena experimentar!

Clique para acessar a página do jogo no Steam.

Aida Mori

It’s me, Mori_A! Colunista de um pouco de tudo. Apaixonada por música, literatura, videogames, cinema e gatos. Provavelmente velha demais pra essa maluquice. Escorpiana, paulista, millenial, nerd, taróloga, mãe de gatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.