ARANÍ | Jogo brasileiro traz índia como personagem principal
Em maio de 2017, a Agência Nacional de Cinema (Ancine) anunciou, através de um edital, que estúdios nacionais de desenvolvimento de jogos teriam a oportunidade de receber investimentos para lançar novos títulos.
Entre os contemplados estava o Diorama Digital, que recebeu cerca de 975 mil reais para a produção de ARANÍ. Desde então, não se ouviu falar do jogo e a produtora não fez nenhum pronunciamento, tanto que alguns fãs pensavam que o projeto havia sido cancelado.
Felizmente, isso não aconteceu.
Após um longo período de espera, chega até o público o primeiro teaser de ARANÍ.
O jogo, inteiramente projetado e produzido pelo estúdio pernambucano, tem como personagem principal Araní, uma corajosa índia brasileira guerreira da Tribo do Sol. Sua jornada mistura auto-descoberta e a luta contra um poderoso inimigo mitológico ancestral que ameaça a existência de seu povo.
O vídeo deixa claro que ARANÍ é um jogo no estilo hack ‘n’ slash (o mesmo que grandes títulos como God of War e Devil May Cry) e o trailer não dá nenhuma dica com relação à história, mostrando apenas a personagem em momentos de combate com inimigos menores e também uma versão bastante aterrorizante do Saci, personagem do folclore brasileiro que aparece, ao que parece, como chefão no jogo [confesso que o conceito do ‘boss’ me impressionou bastante].
A movimentação não é muito fluida e falta um pouco de variedade de movimentos de ataque e defesa no vídeo, mas o Diorama deixa claro que se trata apenas de uma captura da versão alfa e muito deve ser melhorado antes da apresentação do produto final. Ainda assim, a demonstração é bastante detalhada e apresenta um jogo com temática pouco explorada e, portanto, muito potencial para impressionar.
A trilha sonora é um espetáculo à parte e foi assinada pela banda de folk metal brasileira Arandu Arakuaa (que em tupi-guarani significa: “saber dos ciclos dos céus” ou “sabedoria do cosmos”). Com letras e composições inspiradas em ritos e lendas indígenas, os músicos procuram contribuir para a divulgação e valorização das manifestações culturas dos povos indígenas do Brasil.
O grupo tem 3 álbuns gravados: ‘Kó Yby Oré’ (2013), ‘Wdê Nnãkrda’ (2015) e ‘Mrã Waze’ (2018) e você pode saber mais sobre eles visitando o site da banda.
ARANÍ não tem data prevista para lançamento, mas deve chegar ao mercado em versões para Playstation 4, Xbox One ePC.