BLIZZARD supostamente cancela projeto FPS de StarCraft para focar em Diablo 4 e Overwatch 2
Uma reportagem de hoje (06) da Kotaku, de autoria de Jason Schreier, diz que a Blizzard teria cancelado um projeto já em andamento de um novo jogo de gênero FPS (First-Person Shooter) da franquia StarCraft. O cancelamento do projeto supostamente teria ocorrido em prol de alocar mais recursos para as franquias Diablo e Overwatch.
Segundo a reportagem, o projeto, que teria sido apelidado de Ares, foi descrito por uma das fontes de Schreier como “tipo Battlefield no universo de StarCraft“. A equipe teria criado protótipos em que o player, um soldado Terrano, poderia combater os alienígenas Zergs a tiros; e também tinham planos de testar uma opção para jogar como Zerg. Dentre as fontes, uma pessoa disse que o foi um “tremendo choque” quando a empresa decidiu cancelar o projeto e outra disse que “estava ficando muito bom”.
Ninguém foi mandado embora como resultado do cancelamento do projeto e, segundo as fontes, a Blizzard teria dito à equipe que Ares estava sendo cortado (junto com um segundo projeto não anunciado para mobile) para que a empresa pudesse mover a equipe para os futuros Diablo 4 e Overwatch 2, ambos previstos para serem tópicos da BlizzCon deste ano.
O projeto Ares teria entrado em desenvolvimento em 2017 como uma experiência para ver o que a equipe poderia fazer com StarCraft na engine de Overwatch. Uma engine é um conjunto de ferramentas e código reutilizável que desenvolvedores usam para criar jogos e a Blizzard tem tentado mover a maior quantidade de projetos possível para a mesma tecnologia de forma que possa deixar sua produção, famosa por ser bem lenta, mais eficiente. À frente do projeto Ares estaria o diretor veterano Dustin Browder, que anteriormente liderava Heroes of the Storm e StarCraft II. O jogo seria o próximo lançamento do universo de StarCraft.
A parte mais triste da história é que esta não é a primeira vez que um projeto de StarCraft é cancelado. O infame StarCraft: Ghost, que teria sido um jogo de tiro em terceira pessoa com mecânicas de furtividade que focaria na icônica personagem da franquia, Nova, passou por diversas mudanças e atrasos após ter sido anunciado em 2002, até ser finalmente cancelado em 2006.
Eis o pronunciamento oficial [traduzido] da Blizzard sobre o cancelamento do projeto Ares:
[Para a versão original em inglês, veja a reportagem da Kotaku.]
Nós geralmente não comentamos sobre projetos não anunciados, mas diremos o seguinte:
Nós sempre temos pessoas trabalhando em diferentes ideias por trás das cortinas – inclusive em múltiplos projetos agora mesmo – mas a razão pela qual preferimos não discuti-los publicamente é porque tudo pode acontecer ao longo do processo de desenvolvimento. Como foi o caso na Blizzard diversas vezes no passado, sempre há a possibilidade de decidirmos não avançar com um determinado projeto. Anunciar algo antes de sentirmos que está pronto gera o risco de criar muita frustração e desapontamento, tanto para nossos players quanto para nós, sem contar a distração e pressão adicionadas às nossas equipes de desenvolvimento.
Nós colocamos nossos corações nesse trabalho e, como jogadores que somos, sabemos o quão empolgante é ver e saber com certeza que um novo projeto está a caminho. Saber que mudanças ou desapontamentos podem acontecer não torna menos doloroso quando precisamos abandonar um projeto, ou quando um anúncio não acontece como o planejado. Nós sempre tomamos decisões sobre essas coisas, independente do resultado final ou de como as coisas venham a ser interpretadas, de acordo com nossos próprios valores, o que acreditamos que faz sentido para a Blizzard e o que esperamos que nossos players gostem mais. O trabalho que vai em cada projeto – finalizados ou não – é extraordinariamente valioso. Ele muitas vezes leva a grandes resultados e nos ajuda a manter uma cultura de experimentação.
Tendo dito tudo isso, estamos muito ansiosos para revelar outras novidades em que estamos trabalhando quando chegar a hora.