Duda Raupp convida Rashid e Ivyson para o single “Planos Pra Nós”
Beatmaker se inspira no soul dos anos 70 e 80 e inova ao mesclar com as linhas de rap e refrão de pop melancólico.
O lovesong tem significado dúbio com letra abordando a relação do ser humano com a natureza.
Duda Raupp é um dos destaques na cena do rap quando o assunto é ser beatmaker, produtor musical e multi-instrumentista. Já trabalhou com nomes como Cristal, Victor Xamã, Zudizilla, e mais de uma vez, com o Rashid. Dessa vez, foi a vez dele convidar o rapper para se juntar em seu projeto que une beat inspirado no Soul setentista com o rap e letra com interpretação dúbia. Para a canção, Duda ainda chamou Ivyson para entregar um refrão que deixa a música ainda mais parecida com um lovesong. Acontece, que “Planos Pra Nós” que está disponível nas plataformas digitais no dia 27 de novembro, não é sobre o relacionamento de um casal.
“Planos Pra Nós” fala daquela cujo nome é feminino, e que é o conjunto de coisas criadas e das forças que operam no Universo e também aquilo que nos conecta com o passado e nos inspira a cuidar do futuro, a natureza. Duda Raupp, já decidido com seu projeto, criou o instrumental e apresentou a ideia para o Rashid escrever seus versos. Juntos pensaram em um nome para cantar o refrão, o cantor e compositor Ivyson foi o escolhido, que prontamente aceitou o convite.
A canção começa com o instrumental setentista e ao mesmo tempo com características futurísticas que são marcas registradas para quem acompanha o beatmaker. Rashid, com seu legado de bom letrista, apresenta dois momentos de um relacionamento: a fase da conquista, de conhecer e não saber lidar com tantos sentimentos. Depois se torna algo sobre uma fase ruim, as ações egoístas sendo cobradas, você se dando conta de tudo ruim que causou e o pedido de desculpas e reconhecimento do erro. Ivyson, aparece no refrão e no verso final e deixa a dúvida de “será que dá tempo de consertar o erro”?
Os planos de Duda Raupp é para que essa música seja um alerta para olharmos mais para a natureza e de que esse relacionamento possa ser construído de forma saudável e de pertencimento.
“Eu sempre gostei de passar bastante tempo na natureza. Desde pequeno tenho o costume de acampar e fazer trilhas. Sinto que isso é essencial para que eu possa me reconectar comigo nos momentos em que estou imerso na correria do dia a dia e da cidade. Passar um tempo na natureza me recoloca em um ritmo de autocuidado e de criatividade.” conta o produtor.
“Em nosso tempo é fácil se desconectar da natureza pelo simples fato de que o ambiente ao redor nos exige uma conexão ao digital, ao futuro tecnológico e ao progresso industrial 24 horas por dia. A ideia de ter tempo para contemplar a natureza já parece um luxo, mas isso é um engano. Essa proximidade com a terra faz parte do que somos, enquanto espécie, e existem até estudos que indicam que esse distanciamento entre nós e a natureza, é uma das razões do aumento progressivo de questões emocionais como depressão e ansiedade.” completa, Rashid.
No visualizer de “Planos Pra Nós”, Duda contempla a natureza da sua cidade, em cima do Morro da Tapera. Localizado na zona sul de Porto Alegre, o espaço tem uma vista panorâmica de 360º, e é conhecido por ter um coração em uma das pedras. Foi ali que o artista pensou também na capa do single, em uma ilustração assinada por Noise Cookie.
“Planos Pra Nós” faz parte do projeto que Duda Raupp está criando para lançar um álbum que mistura o Soul setentista e oitentista com o rap, unindo grandes participações, e músicas que apresentam significado duplo. O primeiro lançamento, “Meu Guia”, aconteceu em 2023 com a participação da rapper e amiga, Cristal, na qual a artista falava sobre a sua relação com o rap. Mas, devido às enchentes que aconteceram em Porto Alegre no começo desse ano, o beatmaker precisou adiar os seus planos, assim como os mais de um milhão de habitantes da cidade. A canção já estava produzida quando aconteceu a catástrofe e por isso, a mensagem ganha mais significado e deve ser reforçada sobre como devemos cuidar e nos relacionar com a natureza. O lançamento é no dia 27 de novembro, pelo selo Foco Na Missão.