[Entrevista] Broken By The Scream: Confira entrevista completa com banda japonesa
Nosso site conversou com as integrantes da banda BBTS sobre a criação do projeto, o processo de composição das músicas, seus vocais poderosos e a expectativa de vir tocar no Brasil em abril
“Queridos fãs do Broken by the Scream
Lamentamos informar que teremos que adiar a turnê planejada para os Estados Unidos, México, Chile e Brasil em abril de 2024.
Os atrasos na obtenção de autorizações administrativas adequadas para a apresentação em alguns países se tornaram muito longos e não há garantia de que as receberemos em tempo hábil.
Consequentemente, não tivemos outra escolha, duas semanas antes do início da turnê, a não ser decidir adiar a turnê para outro período.
Lamentamos profundamente por isso, pois fazer uma turnê e encontrar os fãs é sempre uma alegria para os membros da banda e pensaremos em remarcá-la para outro período
Os ingressos são reembolsáveis. Entre em contato com seus vendedores.
Obrigado pela atenção
Equipe de produção Torpedo / Envol”
Confira a entrevista completa abaixo:
O Broken By The Scream é uma banda japonesa que mistura o heavy metal pesado, principalmente com vocais death (gutural e screams), com o J-POP (música POP tradicional do Japão).
O grupo é formado atualmente pelas vocalistas Nozukidaira Io, Nanaougi Tsubaki e Mikogami Shizuku. Mas já avisaram que uma nova integrante irá entrar para o time no final desse mês.
Elas irão tocar no Brasil, no dia 13 de abril, no conhecido Hangar 110 em São Paulo.
Para falar sobre a criação da banda, os shows no Brasil e a expectativa em conhecer o outro lado do mundo, nossa repórter Tamira Ferreira entrevistou as integrantes do grupo.
Tamira: Olá, meninas! Como vocês estão? Eu sou a Tamira do Brasil e jornalista do site Tramamos. Primeiro eu gostaria de saber sobre a criação da banda. Como vocês decidiram escolher esse estilo que mistura J-POP e Heavy Metal?
Io: Sobre isso, Broken By The Scream foi criada pelo produtor Electro Sonar que pensou que seria possível criar algo interessante fundindo o som extremo do metal com idol music (estilo pop muito conhecido na Ásia). A primeira vez que ouvi, eu pensei: “É isso”! E decidi entrar para o BBTS (sigla da banda).
Tamira: O que chama atenção na banda são os vocais. Era algo que vocês sempre quiseram fazer, seguir esse estilo? E como é o seu preparo vocal para shows ou gravar as canções?
Io: Bem, eu sempre admirei esse estilo de vocal com gutural e scream, então eu quis tentar. Quando eu entrei no BBTS, eu quis fazer isso de verdade. Eu costumo cantar bem alto e me aquecer antes dos shows.
Tsubaki: Quando eu penso na banda, eu não a vejo com vocais death, mas em contraste disso, eu acho que se nossos vocais limpos não soarem fofos, o apelo deles será reduzido pela metade, então penso em que tipo de voz seria típica de Broken By The Scream.
Shizuku: Desde que eu comecei em dezembro, eu venho procurando algo que é típico do BBTS. Eu penso muito em como eu posso me expressar e a banda na nossa música enquanto estou cantando.
Tamira: A gente sabe que a cena do heavy metal no Japão é bem intensa. Algumas bandas brasileiras como Shaman, Angra e Sepultura são bem famosas por aí. Mas como é a cena para uma banda japonesa?
Io: Há muitos artistas de metal incríveis pelo mundo, incluindo esses que você mencionou. Nesse sentido, a cena de metal japonesa pode ser menor comparada ao resto do mundo. Eu acho que a paixão das pessoas que amam metal é mais forte do que nunca e eu acredito que há um forte senso de camaradagem. Entretanto, eu acho que há um jeito no metal que é unicamente japonês, então somos uma banda lendária. Ao invés de imitar os outros, eu espero que a gente consiga cativar o mundo com o heavy metal misturado com a música típica do Japão.
Tamira: E como é para uma banda feminina, vocês sentem algo diferente da recepção do público?
Tsubaki: Não é claro qual a reputação do público você se refere (acho que teve um problema de tradução nessa parte). Eu acho que há a música metal por artistas masculinos e artistas femininas. O que os fãs querem é ligeiramente diferente. É simples. Os requerimentos visuais das músicas são diferentes e eu quero que as pessoas se divirtam e eu penso que isso é metal, mesmo com as diferenças.
Tamira: Se vocês tivessem a chance de tocar com outras bandas, de qualquer lugar do mundo, quais seriam?
Io: Bem, tem muitas bandas que eu gostaria de tocar junto (risos). Mas as bandas que estão no lineup do Motocultor Festival na França (que confirmou BBTS para agosto) são artistas que eu escuto há muito tempo, então estou animada. Pessoalmente eu gostaria de tocar com o Marilyn Manson que fez eu me interessar nesse estilo de metal. Eu também gostaria de tocar no Knotfest (festival do Slipknot).
Tsubaki: Eu realmente gostaria que as pessoas vissem o Broken By The Scream, então eu amaria tocar com pessoas de todos os estilos com música alta. Seria um sonho tocar com a Lady Gaga.
Shizuku: É verdade! Tocar com vários artistas em vários lugares. Eu espero que a gente cresça e se torne cada vez mais poderosas.
Tamira: A banda começou em 2017, desde então vocês vêm lançando EPs todos os anos. Como é o processo de criação destes álbuns? É importante para vocês estarem sempre lançando algo novo?
Io: Claro! Eu queria estar lançando algo novo todo ano (risos). Em 2018, nós lançamos uma música chamada “Do-Do-N-Pa” com vocais death, mas era uma canção idol.
Tsubaki: Mas eu acho que o BBTS é um grupo que não muda os seus valores. Mesmo quando alguém ouve o primeiro álbum ou o último pela primeira vez em algum tempo. Eu acho que BBTS sempre te dará um senso de segurança que te faz pensar: “Isso é o Broken By The Scream”.
Shizuku: Eu acho que assistir BBTS de uma perspectiva mais próxima dos ouvintes e as mensagens que eles mandam são sempre positivas e me fazem sentir animada. Eu acho que isso é muito típico do Broken By The Scream, é uma universalidade que nunca irá mudar.
Io: Sobre os trabalhos mais recentes, eu venho incorporando as opiniões dos outros membros na criação. Eu acho que é importante para refletir o que eu sinto na produção.
Tamira: Vocês vão tocar no Brasil em abril desse ano, quais são as expectativas para os shows e o que podemos esperar?
Shizuku: É como ver o Broken By The Scream que nós mesmas não sabemos ainda. Quando sair essa entrevista, as quatro integrantes terão tocado juntas pela primeira vez como grupo, a quarta integrante será anunciada no fim de março.
Tsubaki: Estamos animadas! Eu acho que preparamos um palco que fará as pessoas verem o BBTS no seu melhor, então se prepare para se divertir.
Io: Eu nunca pensei que haveria um tempo em que você pudesse ouvir vocais death do outro lado do mundo, mas esse dia está chegando, então se você está vindo para o show, eu quero ouvir seus gritos.
Tamira: Nós temos uma forte representação japonesa aqui em São Paulo por causa da imigração. Até temos um bairro, chamado Liberdade, que é focado na cultura japonesa. Vocês já pesquisaram alguma coisa sobre o Brasil? Algo que estão interessadas em conhecer?
Tsubaki: Eu nunca pensei que teria a chance de ir para o Brasil, então tem muitas coisas que eu não conheço, mas estou pesquisando muito ultimamente. Eu adoraria saber de recomendações de comidas pelas mídias sociais.
Io: Eu sei apenas sobre o carnaval no Rio e coisas desse tipo, mas agora que vou ter a experiência de ir para o Brasil, eu quero experimentar o máximo que eu posso.
Shizuku: Estou animada para estar no Brasil e ver como é a sua atmosfera.
Tamira: Vocês poderiam mandar uma mensagem para os fãs do Brasil e os de metal que irão ler essa entrevista, mas ainda não conhecem vocês?
Tsubaki: Obrigada por sempre nos apoiarem no Brasil! Eu nunca sonhei em ter a chance de conhecer todos vocês e quero aproveitar essa maravilhosa oportunidade ao máximo. Que todos se divirtam! Venham nos ver!
Shizuku: Desde que entrei na banda, eu posso ir para lugares tão diferentes e agora eu canto com a intenção de dedicar tudo a esse grupo. Eu vou entregar todo o meu poder e energia, então venham e se divirtam.
Io: Eu venho acompanhando BBTS por muito tempo e eu sinto que finalmente posso conhecer todas essas pessoas adoráveis do outro lado do mundo. Há pessoas que conhecem a banda a muito tempo e outras que nos conheceram agora. Eu gostaria de te agradecer pessoalmente. Eu vou gritar com toda a minha alma em cima do palco, então, por favor, venham nos ver.
O Broken By The Scream se apresenta no Brasil no dia 13 de abril e os ingressos podem ser adquiridos aqui.
Crédito da foto: divulgação