Incubus lota Espaço Unimed em São Paulo com show nostálgico da turnê comemorativa de Morning View
A gente percebe que um álbum marcou uma geração quando, quase 24 anos após seu lançamento, ele ainda é capaz de lotar uma casa de shows como o Espaço Unimed — que comporta cerca de 8 mil pessoas — em plena quinta-feira, em São Paulo. E mais: logo após uma tempestade que paralisou a cidade, mas deu uma trégua a tempo de permitir que os fãs chegassem sem grandes dificuldades.

Foi o que aconteceu com o Incubus, que, após o início das vendas da turnê comemorativa de Morning View — seu quarto álbum de estúdio, lançado em 22 de outubro de 2001 — teve os ingressos rapidamente esgotados em São Paulo.
Na última quinta-feira (10), os arredores do Espaço Unimed estavam tomados por fãs — em sua maioria com mais de 30 anos — que aproveitavam as barraquinhas de comida para fazer o “esquenta”. Depois de um dia de trabalho, nada melhor do que recarregar as energias antes de curtir um espetáculo aguardado por décadas, acompanhados de uma cerveja gelada e boas memórias.
Pouco antes das 21h, ainda havia mais pessoas do lado de fora do que dentro da casa, o que tornava fácil circular pelo local. Mas isso mudou num piscar de olhos. De repente, uma multidão tomou conta do espaço, embora de forma organizada e respeitosa — cada um mantendo seu espaço, algo raro em shows esgotados.
Com cerca de 20 minutos de atraso — o que gerou alguma impaciência entre o público ao ver a equipe ajustando os últimos detalhes “Isso não é hora de passar o som” — Mike Einziger surgiu no palco e deu início ao show com os primeiros acordes de Nice to Know You. Logo atrás, José Pasillas, Chris Kilmore e Nicole Row se posicionaram, mas foi a entrada de Brandon Boyd que arrancou gritos e aplausos, apagando qualquer lembrança do pequeno atraso.
Em seguida veio Circles, o que não foi surpresa alguma, pois o álbum foi tocado faixa-a-faixa, o que é a grande magia de turnês comemorativas de um álbum específico. Ao final da faixa, Brandon soltou suas primeiras palavras em português “Oi, tudo bem?”, sendo prontamente ovacionado. O momento ficou ainda mais especial com a execução da milésima performance ao vivo de Wish You Were Here, seguida de Just a Phase e 11am.
As músicas acústicas criaram um clima intimista, como se estivéssemos em um bar ouvindo amigos tocarem. Sentados no centro do palco, Boyd, Einziger e Row interpretaram Blood on the Ground e Mexico, deixando um ar de proximidade e calmaria no ar. Nesta última, Brandon surpreendeu ao trocar a letra da música, substituindo “Mexico” por “São Paulo”, levando os fãs ao delírio.
Brandon é um homem de poucas palavras, mas de grandes vocais. Sem muitas interações com o público, assume uma postura de verdadeiro gentleman no palco — trocando sorrisos discretos, jogando o microfone para a plateia, que respondia em coro, cantando a plenos pulmões. Ao final de cada faixa, agradecia com um simples e sincero “Obrigado”.
O vocalista surgiu usando uma jaqueta de couro, mas antes mesmo do fim do álbum, já havia deixado a peça — e até a camiseta — de lado. Em clima descontraído, brincou com os fãs: “Vocês querem que eu tire minha calça também?”. A resposta veio em uníssono, como era de se esperar. Ainda assim, o grande destaque continuava sendo sua voz: impecável, potente e fiel às gravações originais, como se estivéssemos ouvindo o próprio disco.
A atmosfera do show foi intensificada por uma iluminação envolvente e um telão psicodélico que dialogava com cada canção, criando uma experiência visual à altura do som.
Com o término da apresentação de Morning View XXIII na íntegra, a banda sequer deixou o palco. Sem pausas, emendaram direto nos hits — começando com Anna Molly, uma das músicas mais aguardadas pelos fãs. A nostalgia deu lugar à euforia coletiva: todos pulavam, gritavam e cantavam juntos com a banda.
Para encerrar a noite em grande estilo, o Incubus escolheu Dig, Pardon Me e, claro, Drive — que ganhou uma versão acústica emocionante. Com o Espaço Unimed inteiro cantando junto, a banda se despediu após quase duas horas de show inesquecível. Se o Incubus anunciar outra turnê em seis meses, é certo: será mais um sucesso absoluto de vendas.