CuriosidadesFilmesJogosLiteraturaNotícias

Sorte, trabalho em equipe e persistência | J.K. Rowling explica a alma do QUADRIBOL

Questionada sobre o assunto por uma fã, Rowling responde: “Faz todo o sentido”, e dá uma aula sobre os sentimentos que ajudam a construir o jogo – e o universo de Harry Potter em si.

As regras do Quadribol, esporte – potencialmente mortal – favorito de 10 entre 10 bruxos, são explicadas em ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal‘ e a autora se estende um pouco mais sobre o assunto no curtíssimo ‘Quadribol através dos Séculos‘, mas algumas pessoas ainda questionam a motivação por trás do sistema de pontuação.

Foi o caso de um fã que comentou: “The scoring system of Quidditch makes zero sense” (O sistema de pontuação do Quadribol não faz sentido nenhum), e a resposta foi clara e cheia da atitude que é marca registrada de J.K. Rowling, que nunca perde a oportunidade de chamar a atenção de seus leitores para a importância da união, do trabalho em equipe, da dedicação e da amizade para alcançar o verdadeiro sucesso. Não é à toa que ela é a rainha das escritoras de ficção!

Faz todo o sentido. É glamoroso perseguir a sorte, mas o trabalho em equipe e a persistência ainda ganham o dia. Todos estão vulneráveis aos percalços do destino e interferências negativas das pessoas, mas ‘sucesso’ é ser capaz de se elevar acima de tudo isso. O Quadribol é a condição humana. Não precisa agradecer.

O Jogo dos Bruxos

Os jogos de Quadribol são disputados num campo oval, com uma área de pontuação em cada extremidade composta por três aros, cada um com uma altura diferente. Cada equipe é formada por sete jogadores: três artilheiros, dois batedores, um goleiro e um apanhador.

 A função dos artilheiros é manter a posse da Goles. A “bola” de couro deve ser arremessada em direção aos aros e, se a bola atravessa algum deles, a equipe marca gols no valor de 10 pontos. Os goleiros, por sua vez, tentam defender os aros e impedir a passagem da Goles.

Enquanto isso, os jogadores de ambas as equipes são atacados indiscriminadamente por dois Balaços de ferro que voam violentamente, tentando derrubar jogadores de suas vassouras. É trabalho dos batedores defender seus companheiros de equipe. Eles carregam bastões curtos de madeira, que usam para afastar os Balaços de seus companheiros e/ou jogá-los na direção dos jogadores da equipe adversária.

O jogador mais aclamado da equipe é o apanhador. A tarefa dele é perseguir e capturar o Pomo de Ouro, uma pequena bola dourada muito veloz, do tamanho aproximado de uma bola de golfe, encantada para voar ao redor do campo. A captura do Pomo encerra a partida e rende 150 pontos ao time, mas nem sempre 150 pontos são suficientes para garantir a vitória. Um exemplo é o jogo da final da Copa do Mundo de Quadribol, no livro ‘Harry Potter e o Cálice de Fogo‘, em que Viktor Krum captura o Pomo, mas a equipe adversária já havia acumulado 160 pontos e vence por uma diferença de 10 pontos.

Origens

Apesar de ter sido jogado por quase mil anos, o Quadribol não foi o primeiro jogo a ser jogado em vassouras – embora seja o único a ter alcançado popularidade global. O esporte que conhecemos leva elementos de antigos jogos de vassoura, como Shuntbumps – um tipo de justa de vassoura – o jogo alemão Stichstock, o jogo irlandês Aingingein e Swivenhodge, que é como o tênis, mas com vassouras! Mas é o violento jogo escocês de Creaothceann que parece ter realmente inspirado o Quadribol – em particular, a posição de batedor. Pedregulhos grandes eram encantados para pairar no ar, enquanto os jogadores voavam com caldeirões em suas cabeças, tentando pegar o maior número deles que conseguissem. É claro que o jogador que coletasse mais pedras vencia.

Evolução

O nome original do jogo, Quidditch, veio do local da primeira partida já gravada de Quadribol, que teria ocorrido no pântano Queerditch por volta do ano 1050. Uma bruxa chamada Gertie Keddle, que morava às margens do pântano, escreveu uma série de anotações em seu diário sobre pessoas jogando um jogo com vassouras e uma bola sobre o pântano – incluindo um “grande bruxo escocês”, que pode muito bem ter sido um jogador de Creaothceann. Sua segunda anotação descreve os jogadores tentando marcar gols atirando suas bolas através das árvores, enquanto a terceira se refere a rochas enfeitiçadas tentando afastar os jogadores de suas vassouras – o que parece muito com os balaços!

No momento em que o próximo registro histórico do jogo aparece, cem anos depois – em uma carta do mago Goodwin Kneen para seu primo norueguês Olaf -, fica claro que ele se tornou mais organizado, inclusive com o aparecimento de equipes e títulos.

O Pomo e os Pomorins

A ideia do Pomo não surgiu até mais de um século depois, durante uma partida disputada em Kent, em 1269. O Quadribol já havia se tornado popular e era assistido por um grande número de pessoas. Nessa partida, em particular, Barberus Bragge – Chefe do Conselho dos Bruxos – decidiu lançar um pássaro Pomorim de sua gaiola para o campo, oferecendo 150 galeões para o jogador capturasse o pequeno pássaro em movimento rápido.

Os jogadores partiram em perseguição do animal, mas uma bruxa chamada Modesty Rabnott o resgatou da morte certa e o escondeu em suas vestes. Infelizmente, era tarde demais: a caça ao Pomorim havia se tornado uma adição emocionante ao jogo, e cada equipe designou um ‘Caçador’ (mais tarde chamado de Apanhador, posição de Harry Potter) cujo trabalho era pegar o pássaro e conquistar 150 pontos. Com o Quadribol ficando cada vez mais popular, a população de Pomorins começou a diminuir rapidamente, e o Conselho dos Bruxos teve que torná-lo uma espécie protegida em meados do século XIV.

O encantador de metais Bowman Wright logo encontrou a solução para o problema ao inventar o ‘Pomo de Ouro’. Medindo o mesmo que um Pomorim em tamanho e peso, e encantado para seguir suas rotas de voo, o objeto foi aprovado como o substituto oficial passou a ser parte dos jogos desde então. As outras bolas usadas na versão moderna do jogo também apareceram por esta altura, mas demoraram mais alguns anos (em 1883, para ser exato) antes que o layout do campo fosse finalmente definido.

Curiosidades

  • Existem 45 equipes nacionais de Quadribol e 19 equipes regionais em toda a Grã-Bretanha e Irlanda.
  • J.K Rowling inventou Quadribol depois de brigar com seu então namorado! Ela escreveu em uma primeira edição comentada de ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal‘: “[o Quadribol] enfurece os homens… o que é bastante satisfatório, dado o meu estado de espírito quando eu inventei isso.”
  • Assim como sua mãe antes dela, a professora McGonagall era uma talentosa jogadora de Quadribol e representava a Grifinória enquanto estudava em Hogwarts.

Aida Mori

It’s me, Mori_A! Colunista de um pouco de tudo. Apaixonada por música, literatura, videogames, cinema e gatos. Provavelmente velha demais pra essa maluquice. Escorpiana, paulista, millenial, nerd, taróloga, mãe de gatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.