Música NacionalNotícias

Liniker extrapola estilos e apresenta CAJU, o álbum dos seus sonhos

Segura de si e de sua trajetória, a cantora e compositora lança disco maduro, totalmente autoral e com participação especial de Lulu Santos, BaianaSystem, ANAVITÓRIA, Pabllo Vittar, Priscila Senna e mais

Quem é CAJU? Nome que estampa a capa do segundo álbum-solo de Liniker, este é também o alter ego que a cantora e compositora paulista, aos seus 29 anos, apresenta para o público. Foi por meio da perspectiva (e da personalidade) dessa personagem que a artista teceu as 14 faixas que compõem o seu novo disco, lançado nesta segunda-feira, 19 de agosto, em todas as plataformas de streaming de áudio (ouça aqui)Liniker, inclusive, escreveu uma carta para CAJU (disponível no fim deste texto), em que ela fala de memórias bonitas e da possibilidade de um dia eterno de sol – temas que acabaram regendo a trilha sonora do trabalho. CAJU, o disco, entrega relatos extremamente pessoais apoiados em uma surpreendente mistura de estilos que vai do pop, samba, jazz e house ao pagode, arrocha, disco e reggae. O disco conta com participação especial de Lulu SantosBaianaSystemANAVITÓRIAPabllo VittarPriscila Senna e mais convidados.

“Por muito tempo, eu me vi no vórtice de ‘preciso provar quem eu sou’, ‘preciso ser validada’… CAJU nasce dessa força de querer me enxergar com mais carinho. Com quase 10 anos de carreira, entendi que tenho de ser dona da minha narrativa”, explica Liniker. “Indigo Borboleta Anil me colocou em pé. Agora, CAJU vai me fazer correr, me dar movimento. Fico muito feliz em poder falar, pela primeira vez, que me sinto muito segura. Eu vou adorar se as pessoas amarem esse disco, mas eu já amo. Eu fiz o álbum dos meus sonhos”, completa.

A produção musical de CAJU é assinada por Liniker, Fejuca e Gustavo Ruiz, mesma trinca responsável pelo álbum de estreia-solo da cantora, Indigo Borboleta Anil (2021), que rendeu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. “Escolhemos olhar para este projeto pensando na riqueza dos arranjos. Por mais que seja um álbum pop e mais comercial, mas ainda assim de uma artista independente que não está dentro de uma gravadora, ele tem a música como eixo central”, afirma. “CAJU tem uma textura de encontros e desejos de lugares específicos em que eu quero chegar. Me permiti viver coisas que eu nunca tive aval, tanto do outro, quanto de mim. Sinto que eu precisei ter maturidade para poder construir essa obra”, complementa.

Criado por inteligência artificial, o áudio em japonês de uma comissária de bordo dá início à jornada da protagonista na faixa que leva o nome do disco e tem coprodução de Iuri Rio Branco. “Veludo Marrom”, por sua vez, começa intimista e cresce grandiosa, com direito a um coral e a quarenta pessoas da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica. O solo de piano de Amaro Freitas, que logo encontra a voz potente de Liniker, em um canto quase falado, bem ao estilo de trilha sonora dos filmes da Disney, marca o início de “Ao Teu Lado”, com participação do duo ANAVITÓRIA.

O barulho de um trem interrompe a cantora em “Me Ajude a Salvar os Domingos” e sustenta a questão de movimento que pode ser percebida ao longo do trabalho. Com pegada reggae e batida bem marcada pela percussão, a faixa conta com quase quatro minutos totalmente instrumentais, cortados bruscamente pelo fim da fita. Sim, CAJU foi gravado de forma analógica. “O processo de gravar o disco na fita cria uma textura muito especial. Se você prestar atenção, dá para ouvir o chiado dela rodando”, detalha Liniker. A levada percussiva segue firme em “Negona dos Olhos Terríveis”feat com o BaianaSystem, que é um convite para movimentar o corpo.

Depois de uma leva de canções longas, “Mayonga” surge como um chorinho curto, que encanta por sua simplicidade. “O que eu sinto não costuma caber em uma música de três minutos. Tem coisas que eu preciso dizer com mais tempo. Tenho a necessidade de repetir alguns versos para deixar bem clara a mensagem que eu quero passar”, explica.

O som modulado de um talk box reforça a sensualidade na combinação de vozes em “Papo de Edredom”, com participação da soteropolitana Melly. “Não é coragem que precisa para estar do meu lado. Todo mundo merece amor, até uma popstar”, diz Liniker na letra de “Popstar”. A faixa passa uma mensagem poderosa sobre valorização pessoal. Na sequência vem “Febre”. Escrita por Liniker, mas lançada originalmente por Thiaguinho (em um dueto ao vivo com a artista), a canção ganha uma versão de estúdio somente na voz de sua autora.

“Pote de Ouro”, com a pernambucana Priscila Senna e coproduzida por Marcio Arantes, é um brega que faz dançar e gruda na memória. “Deixa Estar” começa com a característica guitarra swingada de Lulu Santos, que também colabora nos vocais. E se já não bastasse a participação do rei do pop brasileiro, Pabllo Vittar surge como feat no último minuto da canção. “So Special”, uma coprodução e feat com o duo Tropkillaz, é a única música em inglês e fecha o álbum como uma balada. “Um house dos bons, bem de pista”, define. Em “Take Your Time e Relaxe”, a faixa bônus, a cantora interpreta a carta disponível no fim deste texto. “Tudo”, divulgada em julho (ouça aqui), completa o disco. Liniker também contou com o apoio do produtor vocal Paulo Zuckini para refinar e valorizar sua voz de diferentes maneiras ao longo do projeto.

“Eu sinto que CAJU é uma fotografia do meu momento agora. Hoje, eu tenho essa história para dividir publicamente. Daqui 30 anos, quando eu estiver com, talvez, mais 10 álbuns, vou lembrar dos meus 29 anos quando ouvir este disco”, resume Liniker.

Ouça CAJU aqui 


CARTA PARA CAJU:

“Querida Caju, bom dia.

Me escrevo esta carta em primeira pessoa pelo exercício de me ver assim, livre, nessa estrada longa à um destino que eu ainda não sei como será, mas em que acredito veementemente, porque agora eu aprendi a andar, depois de ficar de pé.

Escrevo isso e me lembro daquela cena do meu filme preferido, Kill Bill, quando a Beatrix Kiddo fica horas depois do coma tentando mexer os dedos, deitada na parte de trás do carro.

Hoje eu aprendi a correr, e é por isso que eu acordei e quis me colocar num ônibus com direção ao futuro. Eu pretendo passar o dia me observando atenta e peço, no fundo do pensamento, tomara que seja um dia de sol! E se houver neblina, que eu seja um sol interno.

De olhos abertos, eu observo o movimento na estrada e penso na minha trajetória até aqui, nas inúmeras coisas que meus olhos já viram, e eu me percebo sendo uma grande colecionadora de memórias bonitas. É claro, dentro dessas memórias, também existem os equívocos e os deslizes, os tombos e alguns precipícios, mas é impressionante que, mesmo com esses declínios, eu ainda lembro como voar.

Agora, com os fones de ouvido bem ajustados, eu sei que quero um dia dançante depois de passar por esse estado em que o corpo fica amuado e onde, naturalmente, eu fico de calundu e me esquivo de qualquer coisa que me atravesse, pela escolha de viver o ranço. Chega. Eu realmente prometi ser o SOL hoje, desde o momento em que entrei nesse ônibus.

Eu vejo o trem passando na janela e penso que, às vezes, é preciso alguém ou um movimento espelhado ao seu, que lhe faça encontrar um outro sentido para os domingos. Quando o relógio marca às 13h, parece que o dia será um grande enguiço, um embrulho, um negócio efêmero.

Se eu pudesse, hoje eu faria um dia eterno, um astro noturno, uma fogueira que não se abala pela água, um eclipse de estrelas. Se eu pudesse, o dia de hoje seria disruptivo a tudo o que é lógico.

Sorrio ao me imaginar assim, com meu possante na estrada.

É preciso ser o retrogosto da boca, e ser eterna em alguma memória. Seu nome não é Caju à toa”

FICHA TÉCNICA

1.“CAJU”
Intérprete: Liniker
Composição e produção musical: Liniker, Fejuca, Gustavo Ruiz e Iuri Rio Branco
Bateria: Sergio Machado
Piano, sintetizadores, programações, bateria e percussão: Iuri Rio Branco
Guitarra, sintetizador e baixo: Felipe Pampuri
Produção vocal e backing vocal: Paulo Zuckini
Engenheiros de gravação: João Milliet, André Malaquias, Fejuca, Gustavo Ruiz, Dani Mariano e Iuri Rio Branco
Estúdios de gravação: Estúdio Brocal, Estúdio Kumbuka, Estúdio Mosh, The Hive, Soundz e Cada Instante O Estúdio
Roadies de gravação: Carlos Weber e Rodrigo Fuzaro
Desenho de som: Joel Souza
Engenheiro de mixagem: João Milliet
Assistência de mixagem: Eric Yoshino
Engenheiro de masterização: Felipe Tichauer

2.“TUDO”
Intérprete: Liniker
Composição e produção musical: Liniker, Fejuca, Gustavo Ruiz e Nave
Sintetizadores: Herbert Medeiros
Violões e programações: Fejuca
Programações: Nave
Guitarra: Gustavo Ruiz
Produção vocal e backing vocal: Paulo Zuckini
Engenheiros de gravação: Nave, João Milliet, Fejuca, Gustavo Ruiz, Pedro Quiriku e Dani Mariano
Assistência de gravação: Lincoln Gustavo Lourenço
Estúdios de gravação: Estúdio Brocal, Estúdio Kumbuka, Estúdio Mosh, Estúdio Ma’Ninja, Cada Instante O Estúdio
Roadie(s) de gravação: Carlos Weber e Rodrigo Fuzaro
Desenho de som: Joel Souza
Engenheiro de mixagem: João Milliet
Estúdio de mixagem: Elephant Office
Assistência de mixagem: Eric Yoshino e Junior Rios;
Engenheiro de masterização: Felipe Tichauer

3.“VELUDO MARROM”
Intérprete e composição: Liniker
Produção musical: Liniker, Fejuca e Gustavo Ruiz
Bateria: Sergio Machado
Baixo: Ana Karina Sebastião
Rhodes: Herbert Medeiros
Guitarra: Mackson Kennedy
Cordas e Madeiras: Orquestra Brasil Jazz Sinfônica
Arranjo de Cordas e Madeiras: Tiago Costa
Produção vocal: Paulo Zuckini
Backing Vocal: Paulo Zuckini, Elines Gomes e Lucas Samuel
Engenheiros de gravação: João Milliet, Fejuca, Gustavo Ruiz, André Malaquias, Dani Mariano e Ricardo Câmera
Assistência de gravação: Lincoln Gustavo Lourenço
Estúdios de gravação: Estúdio Brocal, Estúdio Kumbuka, Estúdio Mosh, NaCena e Cada Instante O Estúdio
Roadie(s) de gravação: Carlos Weber e Rodrigo Fuzaro
Desenho de som: Joel Souza
Engenheiro de mixagem: João Milliet
Estúdio de mixagem: Elephant Office
Assistência de mixagem: Eric Yoshino e Junior Rios
Engenheiro de masterização: Felipe Tichauer

4.“AO TEU LADO”
Intérpretes: Liniker, Amaro Freitas e ANAVITÓRIA
Composição: Liniker e Amaro Freitas
Produção musical: Liniker, Fejuca e Gustavo Ruiz
Produção vocal: Paulo Zuckini
Bateria: Sergio Machado
Baixo: Ana Karina Sebastião
Guitarra: Mackson Kennedy
Rhodes: Herbert Medeiros
Piano: Amaro Freitas
Arranjo de Cordas e Madeiras: Henrique Albino
Cordas e Madeiras: Orquestra Brasil Jazz Sinfônica
Harpa: Jennifer Campbell
Engenheiros de gravação: João Milliet, Fejuca, Gustavo Ruiz, André Malaquias, Dani Mariano, Gabriel Milliet, Ricardo Camera e Adonias Junior
Estúdios de gravação: Estúdio Brocal, Estúdio Mosh, Cada Instante O Estúdio, NaCena e Estúdio Arsis
Roadie(s) de gravação: Carlos Weber e Rodrigo Fuzaro
Desenho de som: Joel Souza
Engenheiro de mixagem: João Milliet
Estúdio de mixagem: Elephant Office
Assistência de mixagem: Eric Yoshino e Junior Rios
Engenheiro de masterização: Felipe Tichauer

5.“ME AJUDE A SALVAR OS DOMINGOS”
Intérprete e composição: Liniker
Produção musical:Liniker, Fejuca e Gustavo Ruiz
Bateria: Thiago Silva
Baixo: Dudinha Oliveira
Rhodes: Marcelo Maita
Guitarra: Mackson Kennedy
Percussão: Kainã do Jejê
Cuica – percussão: Dennys Silva
Sintetizador: Herbert Medeiros
Guitarra: Gustavo Ruiz
Produção vocal e backing vocal: Paulo Zuckini
Sample voz: Camila de Alexandre
Engenheiros de gravação: João Milliet, Fejuca, Gustavo Ruiz, Dani Mariano e André Malaquias
Estúdios de gravação: Estúdio Brocal, Estúdio Mosh, Central e Cada Instante O Estúdio
Roadies de gravação: Carlos Weber, Rodrigo Fuzaro e Sandrox Duarte
Desenho de som: Joel Souza
Engenheiro de mixagem: João Milliet
Estúdio de mixagem: Elephant Office
Assistência de mixagem: Eric Yoshino e Junior Rios
Engenheiro de masterização: Felipe Tichauer

6.“NEGONA DOS OLHOS TERRÍVEIS”
Intérpretes: Liniker e BaianaSystem
Composição: Liniker, Russo Passapusso, Beto Barreto, Fejuca e Gustavo Ruiz
Produção musical: Liniker, Fejuca, Gustavo Ruiz e Seko Bass
Bateria: Curumim
Atabaques, timbau, repique, surdo, caixa e efeitos: Icaro Sá
Baixo: Seko Bass
Baixo e guitarra: Fejuca
Guitarra e MPC: Gustavo Ruiz
Guitarra baiana: Beto Barreto
Produção vocal e backing vocal: Paulo Zuckini
Engenheiros de gravação: João Milliet, Fejuca, Gustavo Ruiz, Dani Mariano e Vitor Vaughan
Estúdios de gravação: Estúdio Brocal, Estudio Kumbuca, Cada Instante O Estúdio e Estúdio Ori
Roadies de gravação: Carlos Weber e Rodrigo Fuzaro
Desenho de som: Joel Souza
Engenheiro de mixagem: João Milliet
Assistência de mixagem: Eric Yoshin
Engenheiro de masterização: Mike Bozzi

7.“MAYONGA”
Intérprete e composição: Liniker
Produção musical: Liniker, Fejuca e Gustavo Ruiz
Bateria: Thiago Silva
Baixo: Dudinha Oliveira
Rhodes: Marcelo Maita
Guitarra: Mackson Kennedy
Sintetizadores e teclados: Herbert Medeiros
Violão: Fejuca
Produção vocal e backing vocal: Paulo Zuckini
Engenheiros de gravação: Gustavo Ruiz, Fejuca, João Milliet, Dani Mariano e André Malaquias
Assistência de gravação: Pedro Quiriku
Estúdios de gravação: Estúdio Mosh e Cada Instante O Estúdio
Roadies de gravação: Carlos Weber e Rodrigo Fuzaro
Desenho de som: Joel Souza
Engenheiro de mixagem: João Milliet
Estúdio de mixagem: Elephant Office
Assistência de mixagem: Eric Yoshino e Junior Rios
Engenheiro de masterização: Felipe Tichauer

8.“PAPO DE EDREDOM”
Intérpretes e composição: Liniker e Melly
Produção musical: Liniker, Fejuca e Gustavo Ruiz
Produção vocal: Paulo Zuckini
Bateria: Sergio Machado
Baixo: Ana Karina Sebastião
Guitarra: Mackson Kennedy
Sintetizadores e Rhodes: Herbert Medeiros
Engenheiros de gravação: Gustavo Ruiz, Fejuca, João Milliet, André Malaquias e Dani Mariano
Estúdios de gravação: Estúdio Mosh, Estúdio Kumbuca, Estúdio Brocal e Cada Instante O Estúdio
Roadies de gravação: Carlos Weber e Rodrigo Fuzaro
Desenho de som: Joel Souza
Engenheiro de mixagem: João Milliet
Estúdio de mixagem: Elephant Office
Assistência de mixagem: Eric Yoshino e Junior Rios
Engenheiro de masterização: Felipe Tichauer

9.“POPSTAR”
Intérprete e composição: Liniker
Produção musical: Liniker, Fejuca e Gustavo Ruiz
Bateria: Sergio Machado
Baixo: Ana Karina Sebastião
Rhodes: Herbert Medeiros
Guitarra: Mackson Kennedy
Produção vocal e backing vocal: Paulo Zuckini
Engenheiros de gravação: Gustavo Ruiz, Fejuca, João Milliet, André Malaquias e Dani Mariano
Estúdios de gravação: Estúdio Mosh, Estúdio Kumbuka e Cada Instante O Estúdio
Roadies de gravação: Carlos Weber e Rodrigo Fuzaro
Desenho de som: Joel Souza
Engenheiro de mixagem: João Milliet
Estúdio de mixagem: Elephant Office
Assistência de mixagem: Eric Yoshino e Junior Rios
Engenheiro de masterização: Felipe Tichauer

10.“FEBRE”
Intérprete e composição: Liniker
Produção musical: Liniker, Fejuca e Gustavo Ruiz
Produção vocal: Paulo Zuckini
Baixo: Ana Karina Sebastião
Bateria: Sergio Machado
Rhodes e sintetizadores: Herbert Medeiros
Violão e cavaquinho: Fejuca
Percussão: Dennys Silva
Metais e arranjos de metais: Will Bone
Backing Vocal: Flávia Mello, Lino G, Gustavo da Silva e Daniele Couto
Engenheiros de gravação: João Milliet, André Malaquias, Gustavo Ruiz, Fejuca e Dani Mariano
Estúdios de gravação: Estúdio Mosh, Estúdio Kumbuka, Cada Instante O Estúdio e  Estúdio Central
Roadies de gravação: Carlos Weber e Rodrigo Fuzaro
Desenho de som: Joel Souza
Engenheiro de mixagem: João Milliet
Engenheiro de masterização: Felipe Tichauer

11.“POTE DE OURO”
Intérpretes: Liniker e Priscila Senna
Composição: Liniker e Marcio Arantes
Produção musical: Liniker, Fejuca, Gustavo Ruiz e Marcio Arantes
Violão e guitarra: Chibatinha
Sax alto: Walkir Sax
Teclados: Herbert Medeiros
Programação, guitarras, teclados, baixo elétrico, baixo acústico, violão de 7 cordas, piano e glockenspiel: Marcio Arantes
Congas e bacurinhas: Icaro Sá
Produção vocal e backing vocal: Paulo Zuckini
Engenheiros de gravação: Marcio Arantes e Dani Mariano
Estúdios de gravação: Estúdio Audiorama, Cada Instante O Estudio, Estúdio Kumbuca e Estúdio Seven Life
Desenho de som: Joel Souza
Engenheiro de mixagem: João Milliet
Engenheiro de masterização: Felipe Tichauer

12.“DEIXA ESTAR”
Intérpretes: Linker, Lulu Santos e Pabllo Vittar
Composição: Liniker
Produção musical: Liniker, Fejuca e Gustavo Ruiz
Bateria: Sergio Machado
Baixo: Ana Karina Sebastião
Guitarra: Mackson Kennedy
Rhodes e sintetizadores: Herbert Medeiros
Guitarra e guitarra cítara: Lulu Santos
Percussão: Dennys Silva
Cordas e madeiras: Orquestra Brasil Jazz Sinfônica
Arranjo Cordas e Madeiras: Tiago Costa
Produção vocal e backing vocal: Paulo Zuckini
Engenheiros de gravação: João Milliet, Fejuca, Gustavo Ruiz, Dalton Luiz Vicente, Dani Mariano e Ricardo Camera
Assistência de gravação: Pedro Quiriku
Estúdios de gravação: Estúdio Mosh, Na Cena, Estúdio Kumbuca e Cada Instante O Estúdio
Roadies de gravação: Carlos Weber e Rodrigo Fuzaro
Desenho de som: Joel Souza
Engenheiro de mixagem: João Milliet
Estúdio de mixagem: Elephant Office
Assistência de mixagem: Eric Yoshino e Junior Rios
Engenheiro de masterização: Felipe Tichauer

13.“SO SPECIAL”
Intérpretes: Liniker e Tropkillaz
Composição: Liniker, Zegon, Laudz, Fejuca e Gustavo Ruiz
Produção musical: Liniker, Fejuca, Gustavo Ruiz, Tropkillaz e Apu
Metais: Will Bone
Arranjo, teclado, bateria, bateria eletrônica e baixo: Zegon
Arranjo, teclado, bateria eletrônica e baixo: Laudz e Apu
Produção vocal e backing vocal: Paulo Zuckini
Engenheiros de gravação: João Milliet, Fejuca, Gustavo Ruiz e Dani Mariano
Estúdios de gravação: Cada Instante O Estúdio e SPA Music
Desenho de som: Joel Souza
Engenheiro de mixagem: João Milliet e Rafael Fadul
Assistência de mixagem: Eric Yoshino
Engenheiro de masterização: Mike Bozzi

14.“TAKE YOUR TIME E RELAXE”
Intérprete e composição: Liniker
Produção musical: Liniker, Fejuca e Gustavo Ruiz
Baixo: Ana Karina Sebastião
Rhodes: Herbert Medeiros
Guitarra: Mackson Kennedy
Engenheiros de gravação: João Milliet, Fejuca, Gustavo Ruiz e Dani Mariano
Estúdios de gravação: Estúdio Mosh e Cada Instante O Estúdio
Roadies de gravação: Carlos Weber e Rodrigo Fuzaro
Desenho de som: Joel Souza
Engenheiro de mixagem: João Milliet
Assistência de mixagem: Eric Yoshino
Engenheiro de masterização: Mike Bozzi

Realização: BREU ENTERTAINMENT
Direção Criativa: Liniker e Poliana Feulo
Management Liniker: Priscila Melo e Andre Bourgeois
Produção Executiva: Juliana Arruda
Direção de Conteúdo e Comunicação: Gabiru Nogueira
Assistência de Produção Executiva: Leandro Lopes
Jurídico: Jaqueline Araújo
Financeiro: Elisa Brasil
Distribuição: Altafonte
Editora: Boa Music Rights

Fotógrafa: Caroline Lima
Digitech: Adrian Ikematsu
Light Designer: Edson Luciano
Assistente de Foto: Marina Toledo
Digital Retouch: Nicolas Leite
Agente Fotógrafa: Renato Fontes
Equipamentos: Thinkers

Direção Gráfica: Gabe Lima
Identidade Visual: PURITANA.CO
Direção de Arte: Poliana Feulo
Stylist: Carol Passos
Produção de Moda e Assistência de Styling: Roberta Freitas e Junior Mendes
Camareira: Nadia Martins
Beleza: Mika Safro
Assistente de Beleza: Carol Felício
Direção de Arte: Poliana Feulo
1º Assistente: Reisiane Amorim
2º Assistente: Giullia Feulo
Arte Gráfica: Douglas Cerdeira e Renato Freitas
Adereço: W. Feline e Chico da Prata
Contrarregra: Murilo Borges
Produção de Arte: Matheus Carvalho e Kaio Monteiro
Assistente de Produção de Arte: Bruno Fialho Carvalho
Assistente de Set (Arte): Edgar Arce Morel e André Santos Sucupira
Motorista: Rafael Duraes Ventura
Produção de Objetos: Patrícia Di Giorgio
Assistente de Produção de Objetos: Julia Parsequian
Assistente de Set (Objetos): Rafael Sipriano e Carlos Alberto Raimundo
Motorista (Doblo): Raphael de Mesquita Serpic
Motorista (Pickup): Aderval Mariano Silva

Booking: Livia Salles
Consultoria Estratégica Criativa: Arthur Almeida, Celso Bernini e Conde
Social Media: Mayara Lacerda e Victoria Assis
Assessoria de Imprensa: Trovoa Comunicação
Motorista Liniker: Weslley Salles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.