LOCOMOTIVA FESTIVAL anuncia JONATHAN FERR, VIOLET SODA e ODRADEK em lineup
Locomotiva Festival anuncia Jonathan Ferr, Violet Soda e Odradek em lineup.
Evento em Piracicaba acontecerá em agosto.
Um dos principais eventos de música fora de capitais brasileiras, o Locomotiva Festival chega à sua quarta edição esse ano entre os dias 7 de 10 de agosto e continua a apresentar as suas atrações. Além de Tuyo, Muñoz, Garage Fuzz, Terno Rei, Moons, YMA e Happy Cow, primeiras a serem reveladas, agora o evento conta com os nomes de Jonathan Ferr, Violet Soda e Odradek no lineup.
Após abrir o show de Kamasi Washington no Rio de Janeiro e antes de subir ao palco do Rock in Rio, Jonathan Ferr será uma das atrações do Locomotiva. O artista carioca é pioneiro no gênero urban jazz, mesclando neo soul, hip hop e eletrônica em uma sonoridade única e afrofuturista. Ele acaba de lançar o álbum “Trilogia do Amor”, resultado de uma busca espiritual por respostas sobre ancestralidade, afeto, amor, energia e conhecimento. O álbum é dividido em três capítulos: A Jornada, O Renascimento e A revolução. Uma narrativa que passeia por 7 faixas, todas de autoria do pianista e com participações de Alma Thomas, Donatinho e Mari Milani.
Já a Violet Soda sobe ao palco do Locomotiva para mostrar a sonoridade rock, grunge e punk garageiro que definiu os elogiados EPs de estreia, homônimo, e “Tangerine”, lançados em 2018. Formado por Karen Dió (vocal e guitarra), Murilo Benites (guitarra), André Dea (bateria) e Tuti AC (baixo), o grupo mostra ao vivo a energia contagiante de suas canções.
Por fim, a Odradek representa a força da cena local de Piracicaba. Chamando atenção nacional e internacionalmente com seu álbum “Pentimento”, lançado em 2018 pelo selo Sinewave, a Odradek começou a se destacar na cena brasileira com “Homúnculo” (2015), lançado em formato de trilogia, separado por 3 EPs diferentes – juntos totalizando 11 faixas. Um ano depois, “Sun Seeker” veio com uma proposta diferente. De viés colaborativo, o lançamento conjunto com a banda Sphaeras, de Singapura, conta com três faixas de cada artista e mais duas criadas em parceria pelas bandas. E “Pentimento” dá esse passo além. Além das faixas em português, traz tons mais eletrônicos, com forte uso de samples e que remetem à sonoridade de videogames. A Odradek é formada por Caio Gaeta (bateria e voz), Fabiano Benetton (guitarra e voz) e Tomas Gil (baixo).
O Locomotiva foi fundado em 2015 e além de estimular a cena nacional, os criadores buscam dar projeção para diversas formas de arte ao incluir na sua programação exposições fotográficas e outras intervenções artísticas.
A edição desse ano acontecerá no Espaço Haras, no dia 10/08, e entre os dias 07 e 09, o Locomotiva realizará uma série de showcases em casas de toda a cidade, ocupando Piracicaba com cultura com o lema de “Fim de Linha”. Esse foi o apelido que Piracicaba ganhou quando recusou a proposta de transformar o espaço do rio de onde veio seu nome em uma usina hidrelétrica. A cidade havia acabado de construir uma nova estação de trem, Piracicaba Paulista, quando optou por preservar o caminho natural da água, com suas peculiaridades e sua unicidade. Os interesses econômicos imediatos diminuíram, a estação do trem passou a ser a última da linha e surgiu este apelido pejorativo, agora reapropriado em forma de outro tipo de riqueza: a música.