CulturaFilmesMúsicaNotícias

‘ROCKETMAN’: Elton John e Taron Egerton criticam censura da Rússia em cenas de sexo

“É um triste reflexo do mundo dividido em que ainda vivemos e como ele ainda pode ser cruelmente não aceitando o amor entre duas pessoas”, publicou Elton John em uma nota.

Elton John criticou a decisão da Rússia em censurar as cenas de sexo de sua cinebiografia, ‘Rocketman’, que estreou no país com mais de cinco minutos em cenas cortadas. Além dele, o ator Taron Egerton, que estrela o filme, também se pronunciou sobre o caso.

Desde quando a cinebiografia foi anunciada pelo cantor, foi deixado claro que o filme abordaria os aspectos da sua vida de forma crua, envolvendo sexo, drogas, e problemas familiares.

Porém, na Rússia, que é conhecida como um dos países mais conservadores, existe uma lei que proíbe a divulgação de “propaganda homossexual”, considerando inapropriada apenas a demonstração de “relações sexuais não-tradicionais”. Desde então, a lei vem promovendo diversos conflitos e é considerada pela minoria sexual do país como uma violação à liberdade individual. Foram cinco minutos cortados e, desta forma, a sexualidade de uma das celebridades mais famosas do mundo foi minimizada de forma agressiva.

Um dos críticos russos mais populares, Anton Dolin, foi o primeiro a falar sobre a remoção das cenas. “Todas as cenas com beijos, sexo e sexo oral entre homens foram cortadas… A parte mais desagradável é que a legenda final foi removida”, publicou em seu Facebook, se referindo, também, à legenda original que dizia que John vive com o marido e os dois criam seus filhos, a trocando para uma versão que diz que John tem uma fundação para portadores do HIV e continua trabalhando com o seu parceiro musical.

Em resposta, Elton John e os produtores do filme divulgaram uma nota conjunta criticando a censura Russa:

“Nós rejeitamos, nos termos mais fortes possíveis, a decisão de ceder às leis locais e censurar a Rocketman para o mercado russo, uma medida que não sabíamos até hoje. A Paramount Pictures tem sido parceiros valentes e corajosos ao nos permitir criar um filme que é uma representação real da vida extraordinária de Elton. Que o distribuidor local tenha editado certas cenas, negando ao público a oportunidade de ver o filme como foi planejado, é um triste reflexo do mundo dividido em que ainda vivemos e como ele ainda pode ser cruelmente não aceitando o amor entre duas pessoas. Acreditamos na construção de pontes e no diálogo aberto, e continuaremos a pressionar pela derrubada de barreiras até que todas as pessoas sejam ouvidas igualmente em todo o mundo”

Leia a declaração na íntegra:

O ator que interpreta Elton John no filme, Taron Egerton, postou uma nota em seu Instagram:

“Eu estou desanimado que a decisão foi feita para censurar o nosso filme para o mercado russo. Estou ainda mais decepcionado ao saber disso hoje em dia, no dia de nossa divulgação doméstica. De forma alguma tolero esta decisão e me sinto desapontado por não ter tomado conhecimento e dado a chance de lutar contra esse movimento. Amor é amor. Nenhum compromisso.”

Bohemian Rhapsody’, cinebiografia do Queen, também foi submetida à censuras no início deste ano, quando lançado na China, que retirou todas as referências à homossexualidade que estavam presentes no filme.

Confira ao trailer de ‘Rocketman’, que foi lançado nos cinemas brasileiros na última quinta-feira (30):

Um comentário sobre “‘ROCKETMAN’: Elton John e Taron Egerton criticam censura da Rússia em cenas de sexo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.