MúsicaNotícias

Villagers anuncia novo álbum That Golden Time

Após a aventura caleidoscópica do quinto álbum do VillagersFever Dreams, o premiado cantor, compositor, instrumentista e dramaturgo de Dublin, Conor O’Brien, retorna com o inventário íntimo That Golden Time, com lançamento previsto para 10 de maio 

O novo álbum requintado revela o talento melódico característico de O’Brien, seu dom de fazer arranjos vívidos e sutis ao mesmo tempo e letras que expressam suas esperanças, medos e sonhos em uma poesia ricamente absorvente. That Golden Time leva o nome da quinta faixa, que também é o single principal do álbum. “Eu queria que o calor do disco se refletisse em seu título”, explica O’Brien. “A música também aborda um tema que está sempre surgindo, o romantismo versus o realismo. Como você pode ter ideias ambiciosas sobre si mesmo e sobre o mundo ao seu redor e, ao mesmo tempo, ser confrontado com uma realidade dura e fria? Essa fricção me interessou”.

Ouça “That Golden Time” aqui.

O vídeo de “That Golden Time” foi dirigido por Rok Predin e é uma bela referência à arte do álbum, que exibe o desenho de uma mariposa, um avatar dos sentimentos de O’Brien, desorientada pelo brilho constante da tela do celular. “A mariposa se confunde com a chama”, observa O’Brien, “e encontra sua morte oportuna”.  

Após as sessões centradas na banda de seu álbum antecessor, o núcleo centrado no solo de That Golden Time não foi imposto a O’Brien pelo lockdown. “Para mim, ‘That Golden Time’ tem uma voz internalizada,  tanto que quase não consegui deixar mais ninguém entrar”, diz ele. “Provavelmente é o álbum mais vulnerável que já fiz. Eu toquei e gravei tudo no meu apartamento e, finalmente, convidei pessoas para participar.” Convites foram estendidos a, entre outros, a lenda irlandesa Dónal Lunny [Planxty, The Bothy Band] no bouzouki, o cantor e multi-instrumentista americano Peter Broderick no violino, e a um grupo de músicos que O’Brien tinha visto pela primeira vez em uma homenagem a um de seus grandes amores, o compositor italiano Ennio Morricone, que adicionaram vocal soprano, viola e violoncelo. 

A poesia discreta de That Golden Time é levada sem esforço por melodias maravilhosas e instrumentação sublime. Em “No Drama”, quando o narrador pede uma trégua das vicissitudes da vida, O’Brien equipara uma onda orquestral com um apelo à beleza e à paz silenciosas. “Behind That Curtain” é um raro momento de descompasso musical, já que uma balada solene e cheia de alma dá lugar a uma coda jazzística. “É o som de alarmes ensurdecedores dentro de sua cabeça”, comenta O’Brien. Explorando esses temas mais a fundo, há também uma imagem secundária de uma moeda na arte (uma moeda irlandesa de vinte centavos), sobre a qual O’Brien explica: “Os tipos de moeda física mudam ao longo do tempo, mas as relações de poder essenciais e os princípios de troca perseveram através das mudanças cosméticas.” 

Quando o álbum chega ao fim com “Money On The Mind”, encontramos um momento de serenidade com um raio de esperança. O último verso, cantado suavemente, é “My money’s on the mind, truth be told” (Meu dinheiro está na mente, verdade seja dita), um grito para a resiliência do espírito humano. A mariposa pode estar desorientada, mas desvia a chama para viver mais um dia. 

Além de seu maior show como atração principal anunciado anteriormente no Trinity College de Dublin, o Villagers tocará no Royal Festival Hall de Londres em junho.

Tracklisting:

  1. Truly Alone
  2. First Responder
  3. I Want What I Don’t Need
  4. You Lucky One
  5. That Golden Time
  6. Keepsake
  7. Brother Hen
  8. No Drama
  9. Behind That Curtain
  10. Money On The Mind

That Golden Time está disponível para pré-venda em vinil dourado exclusivo da DomMart/Indies, vinil padrão, CD e digitalmente. Faça o pre-order: DomMart | Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.